O Programa Institucional de Internacionalização da Capes lançado pelo Edital 41/2017, o Capes PrInt, tem o objetivo de:
- Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas;
- Estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação;
- Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação das instituições contempladas;
- Promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutores e docentes para o exterior, e atrair docentes do exterior e recém doutores com experiência no exterior para o Brasil;
- Fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional;
- E, por fim, integrar outras ações de fomento da Capes ao esforço de internacionalização.
O Projeto de Internacionalização da Fiocruz, o Capes PrInt-Fiocruz, foi criado em 2018 para concorrer ao edital mencionado, tendo sido aprovado com os programas da Fiocruz que apresentaram notas 5, 6 e 7 na avaliação quadrienal. O projeto está estruturado em 3 (três) Redes Integrativas Temáticas, cada uma delas com 3 (três) projetos, abarcando 16 (dezesseis) Programas de Pós-Graduação, de 9 (nove) unidades da Fiocruz, sendo elas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. A previsão de duração do projeto é de 5 anos, iniciando-se em 2019 e finalizando em 2023.
A Fiocruz é tradicionalmente reconhecida no país e no mundo por sua importância para o desenvolvimento de pesquisas, serviços e formação de pessoal em saúde. Assim, temos trabalhado de forma intensa a partir da perspectiva de integração em redes, para produção de conhecimento em saúde por meio da educação e da pesquisa.
O Projeto Capes PrInt-Fiocruz foi concebido de modo a potencializar a já destacada internacionalização da instituição, aproveitando o recurso concedido pela Capes para financiar a mobilidade internacional de discentes e docentes e fortalecer as redes de cooperação com instituições renomadas em outros países.
Nesse sentido, o Capes PrInt-Fiocruz nos permite consolidar o trabalho que vem sendo desenvolvido como política institucional, conforme pode ser visto nos documentos apresentados na Política de Internacionalização da Fiocruz.
Nosso orçamento proposto foi de R$ 26.137.895,92, e fomos contemplados com 15.683.097,56, para diversas ações de internacionalização distribuídos nos projetos das três Redes:
- Rede integrativa de ciência e tecnologia para o enfrentamento de doenças infecciosas e re-emergentes (RICEI);
- Rede integrativa de doenças crônicas de origem não-infecciosa (RICRONI);
- Rede integrativa para enfrentamento das desigualdades em saúde (RIDES).
Cada uma destas Redes tem seus subtemas, que são coordenados por diferentes pesquisadores. A governança do projeto como um todo é conduzida pela Pro-reitoria (Coordenação-Geral de Educação), pelo Grupo Gestor nacional e internacional (composto por doutores da Fiocruz e de instituições internacionais), e pelos coordenadores dos projetos das Redes 1, 2 e 3.