O aprofundamento do processo de internacionalização da instituição tem como base uma estrutura que inclui redes integrativas temáticas nas grandes áreas das ciências da saúde de importância mundial e nas quais a Fiocruz tem um papel destacado, quais sejam:
- Rede Integrativa de Ciência e Tecnologia para o Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Re-emergentes (RICEI);
- Rede Integrativa de doenças crônicas de origem não-infecciosa (RICRONI);
- Rede integrativa para enfrentamento das desigualdades em saúde (RIDES).
Este formato parte do entendimento de que, atualmente, não se constrói conhecimento a partir de um trabalho isolado em uma área e, assim, avança na integração interna dos esforços de pesquisa e educação dos diversos programas de pós-graduação (PPGs) da Instituição, potencializando a cooperação internacional. As redes coordenarão os esforços com colaboradores no exterior, principalmente com aqueles com os quais já temos relações produtivas estabelecidas.
Cada Rede Temática é composta por 3 projetos, que são coordenados por diferentes pesquisadores, de diferentes unidades/institutos e cada Rede aborda eixos transversais de acordo com as características do campo de conhecimento. As Redes Temáticas estruturam a ação do PrInt e as propostas de internacionalização, que são financiadas por meio das Chamadas e outros recursos de projetos, devem inserir-se no âmbito de uma ou mais Redes.