Chamada Extra: inscrições abertas para seleção de Professor Visitante no Exterior - Júnior/Sênior

Por Fabiano Gama

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Coordenação Geral de Educação, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (CGE/VPEIC), lança uma nova chamada extra para seleção de candidatos ao Programa de Professor Visitante no Exterior (PVESJ), com saídas de outubro a dezembro de 2023, no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização – Programa CAPES/PrInt-Fiocruz. A Coordenação Geral de Educação será responsável pela coordenação do processo de seleção, divulgação do resultado, gerenciamento e execução dos recursos, segundo as regras do Capes/PrInt-Fiocruz. As inscrições vão até 8 de maio.

    Chamada 08/2023 - Seleção de Professor Visitante no Exterior: Júnior/Sênior

    A chamada tem como público-alvo professores(as) que possuam inserção nos meios acadêmicos ou de pesquisa nacionais e internacionais, com reconhecida produtividade científica e tecnológica na sua área do conhecimento. O Programa visa oferecer bolsas no exterior para a realização de estudos avançados e destina-se a pesquisadores(as) com doutorado que possuam vínculo empregatício com a Fiocruz e sejam credenciados(as) como orientadores(as) dos Programas de Pós-Graduação que participam do Projeto Institucional de Internacionalização da Pós-Graduação da Fiocruz no âmbito do Programa CAPES/PrIntFiocruz, subdividindo-se nas seguintes categorias de Bolsa:

    - Professor Visitante no Exterior Júnior – PVEJ

    Destina-se a pesquisadores(as), servidores(as) efetivos(as) e ativos(as) da Fiocruz, com titulação obtida há, no máximo, 10 (dez) anos, tendo como referência o último dia para inscrição no processo seletivo, com o objetivo de proporcionar oportunidade de aprofundamento de estudos e pesquisas para pesquisadores(as) em fase de consolidação acadêmica.

    - Professor(a) Visitante no Exterior Sênior – PVES

    Pesquisador(a), servidores(as) efetivos(as) e ativos(as) da Fiocruz, com titulação obtida há mais de 10 (dez) anos, tendo como referência o último dia de inscrição, com o objetivo de atender pesquisadores(as) que possuam comprovada liderança nos meios acadêmicos ou de pesquisa nacionais e internacionais, com reconhecida produtividade científica e tecnológica na sua área do conhecimento.

    A vigência da bolsa será de 3 (três) meses, e o prazo de início das atividades no exterior será de outubro a dezembro de 2023.

    Confira aqui a Chamada 08/2023, para ter acesso ao edital e ao formulário para envio da sua inscrição até 8 de maio.

    Data de Publicação