Especialista inglesa debaterá financiamento da saúde e novas parcerias em Seminário internacional

Por 

Isabela Schincariol

 

    A escassez ou insuficiência de recursos destinados à Atenção Primária à Saúde é uma realidade nos mais diferentes países, fato acentuado durante a pandemia de Covid-19, que exacerbou igualmente inúmeras outras desigualdades mundiais. Para debater a temática do financiamento da Atenção Primária a partir de uma perspectiva global, a Fiocruz vai receber, em 26 de agosto, às 9h, a diretora da Escola de Saúde Pública e Política, da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM), Kara Hanson. O seminário internacional é realizado no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (Capes PrInt-Fiocruz).

    O evento será híbrido, podendo ser acompanhado online pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no Youtube - em português e em inglês - ou de forma presencial no auditório Maria Deane do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), localizado no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

    Financiamento da Atenção Primária à Saúde: uma perspectiva global - assista ao evento em português
    Financing Primary Health Care - assista ao evento em inglês

    Além de alunos e pesquisadores da Fiocruz que estudam o tema, o público-alvo do encontro são também gestores e especialistas que discutem a atenção primária com especial interesse no financiamento da saúde de um modo geral.

    O debatedor será Eduardo Melo, que é especialista na área e pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio (Daps/Ensp/Fiocruz).

    Kara Hanson, que é especialista e professora na área de economia dos sistemas de saúde, debaterá a questão cerne do encontro abordando os atuais desafios do financiamento da atenção primária para os países, tendo como pano de fundo a enorme dificuldade que os sistemas enfrentaram devido a carga acentuada pela pandemia. 

    O debatedor do encontro será Eduardo Melo, médico sanitarista e pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Daps/Ensp/Fiocruz) e professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense ((ISC/UFF).

    Em julho de 2022, a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, em uma missão internacional, visitou a London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) e outras instituições de ensino e pesquisa da Inglaterra para tratar de novos acordos e cooperações. Na ocasião, ela convidou Kara Hanson para esta visita, na qual também discutirão possibilidades de parceria entre as instituições, em reunião na tarde do dia 26/8. 

      Data de Publicação